Parceria pela Terceirização na Exportação

Atualmente, são muitos os programas de incentivo às exportações oferecidos às empresas por diferentes órgãos governamentais e demais entidades. No entanto,
finalizados estes programas, muitos empresários retornam à rotina que muitas
vezes os impede de avançar na prática do que foi aprendido.
Pesam aos empresários justificadas preocupações sobre as necessidades de
investimento em estrutura e de mudanças de cultura em toda a empresa.
Considerando estas inquietudes, a MTC Assessoria em Comércio Exterior é o
exemplo de empresa gaúcha que inova, acredita e investe na proposta de
terceirização também de áreas do comércio exterior: planejamento de marketing
internacional, assessoria e consultoria.
A atividade de exportar requer conhecimento especializado, como conhecer
idiomas, os hábitos e a legislação do consumidor externo. Em nível nacional, é
necessário seguir atentamente a legislação aduaneira e cambial para que as
operações sejam éticas e legais. Além disso, para que o produto nacional seja
competitivo no exterior de forma sustentável, é fundamental desenvolver uma
eficiente cadeia logística, com foco na otimização dos recursos e na redução dos
custos operacionais.
Com a terceirização, a inteligência empresarial passa a ser redirecionada para o
foco do negócio, e as atividades operacionais de comércio exterior são transferidas
à empresa parceira especialista.
Desta forma, há apenas uma pessoa jurídica com a qual manter contato, e esta
deverá atuar de forma comprometida, como se fosse a própria empresa exportadora
de modo a obter mais qualidade, menos desperdício e menor custo.