- Análise de viabilidade para exportação, importação e alianças internacionais
- Identificação do ranking de países importadores
- Levantamento Potenciais Importadores
- Planejamento de Marketing Internacional
- Busca de fornecedores internacionais para importação
- Levantamento de clientes brasileiros para empresas estrangeiras
- Assessoria em Comércio Exterior de forma terceirizada
- Estruturação ou reestruturação do setor de comércio exterior
- Treinamento in company – out company em temas de comércio exterior
- Representação no Brasil de produtos de empresas estrangeiras.
- Importação e exportação Via Trading Company
- Importação com redução na base tributária
- Planejamento Tributário
- Assessoria na organização de arquivos
- Consultoria em Gestão Empresarial e Gestão de Qualidade
Assessoria em comércio exterior |
Módulo 1
1. Diagnóstico Situacional
Foco: Conhecermos mais profundamente a empresa e identificarmos suas condições internas para a inserção no comércio internacional (viabilidade para exportação ,importação e alianças).
Público-alvo: pequenas e médias empresas que desejam conhecer sua capacidade de entrada no mercado externo.
Módulo 2
2. Levantamento de Mercados Internacionais
Foco: Prestar assessoria no LEVANTAMENTO DE MERCADOS INTERNACIONAIS, identificando os países de maior volume de importação do produto em questão, e as respectivas exigências a serem atendidas pelo exportador.
Público-alvo: pequenas e médias empresas que desejam conhecer o ranking dos mercados (países) onde há demanda de importação de seu(s) produto(s).
Módulo 3
3. Levantamento de Mercados Internacionais e de Potenciais Importadores
Foco: Prestar assessoria no LEVANTAMENTO DE MERCADOS INTERNACIONAIS E DE POTENCIAIS IMPORTADORES, tal como segue:
- Identificar os países de maior volume de importação ou demanda do produto em questão, e as respectivas exigências a serem atendidas pelo exportador;
- Fornecer ao cliente um levantamento de potenciais importadores com dados atualizados;
Público-alvo: pequenas e médias empresas que desejam conhecer a listagem dos mercados (países) onde há demanda ou importação de seu(s) produto(s), assim como identificar potenciais importadores para oferta de seus produtos.
Módulo 4
4. Pesquisa de Mercado e Planejamento de Marketing Internacional
Foco: Identificar os mercados internacionais potenciais e suas respectivas características e exigências, assim como elaborar planejamento de Marketing Internacional e orçamento para investimento nos mercados selecionados.
Público-alvo: pequenas e médias empresas brasileiras que desejam começar a exportar, ou expandir-se no mercado externo.
Módulo 5
5. Assessoria na busca de fornecedores internacionais para importação
Foco: Prestar consultoria e assessoria na BUSCA DE FORNECEDORES INTERNACIONAIS:
- Fazer contato com fornecedores estrangeiros;
- Pedir cotações;
- Fazer estudos sobre exigências (barreiras tarifárias e não tarifárias)
- Estimativa de custos de importação
- Parecer técnico
Público-alvo: pequenas e médias empresas brasileiras que desejam importar produtos ou matérias-primas.
Módulo 6
6. Levantamento de potenciais clientes brasileiros para empresas estrangeiras
Foco: Disponibilizar informações sobre setores e potenciais importadores para empresas estrangeiras interessadas em exportar para o Brasil.
Público-alvo: Empresas estrangeiras interessadas em exportar para o Brasil.
Módulo 7
7. Assessoria em Comércio Exterior de forma terceirizada
Foco: Prestar assessoria nos processos de exportação, importação e câmbio.
Público-alvo: empresas que desejam terceirizar o departamento de comércio exterior de suas empresas.
ADMINISTRAÇÃO DA LOGÍSTICA:
A) EXPORTAÇÃO:
- controle informatizado das operações que permite a emissão de documentos (fatura, packing list, certificado de origem, etc.), criar histórico e relatórios gerenciais;
- cotação e contratação de transporte e seguro internacional;
- serviço de atendimento ao cliente externo;
B) IMPORTAÇÃO:
- estimativa de custos e viabilidade;
- controle dos pedidos junto aos fornecedores no exterior;
- cotação e contratação de transporte e seguro internacional;
- follow-up dos embarques;
- controle de documentos para desembaraço aduaneiro;
- acompanhamento do desembaraço aduaneiro.
C) CÂMBIO:
- Administração do departamento de câmbio através de sistema informatizado que permite controle das operações de exportações e importações a liquidar, remessas de juros sobre capital, dividendos, comissões, cursos e outras operações.
D) ARQUIVO INATIVO:
- organização e manutenção dos processos exportação, importação e câmbio de acordo com as normas da ABNT.
Módulo 8
8. Consultoria na estruturação ou reestruturação do setor de Comércio Exterior
Foco: Prestar consultoria e assessoria na ESTRUTURAÇÃO OU REESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE COMÉRCIO EXTERIOR da empresa cliente, a fim de:
- Implantar departamento; ou
- Avaliar seqüência lógica dos processos de exportação, importação e câmbio no departamento de comércio exterior já existente;
- Sugerir procedimentos para otimizar processos;
- Reduzir custos.
Público-alvo: empresas que desejam estruturar ou reestruturar departamento de comex em suas empresas.
Módulo 9
9. TREINAMENTO in company – out company em Comércio Exterior
Foco: Realizar treinamentos sobre temas de comércio exterior ( procedimentos em comex, redução de custos em comex, MKT Internacional, etc) dentro das empresas clientes, na sede da MTC, ou outro local.
Público-alvo: empresas que desejam proporcionar treinamento aos seus colaboradores; pessoas entidades ou associações interessadas em temas de comex.
Módulo 10
10. Representação de produtos estrangeiros
Foco: Representar no Brasil alguns produtos de empresas estrangeiras.
Público-alvo: empresas estrangeiras interessadas em representantes no Brasil.
Módulo 11
11. Importação e Exportação Via Trading Company
Foco: Possibilitar às empresas a realização de importações ou exportações de forma indireta, através de trading companies, empresas para este fim específico.
Público-alvo: empresas com interesse em importar e exportar de forma indireta, por não desejarem ou por não estarem habilitadas para registro no sistema Radar da Receita Federal.
Redução na base tributária |
Módulo 12
12. Importação com redução na base tributária
Foco: Possibilitar às empresas a realização de importações na modalidade “por conta e ordem de terceiros (IN 225 2002 RF)”, através da utilização de diferentes portos, visando regimes especiais estaduais de tributação, com retornos econômicos positivos e contribuindo com a melhoria do fluxo de caixa.
Público-alvo: empresas com interesse em importar por conta e ordem, a fim de obter redução na base de cálculo dos tributos e redução do custo final da importação.
Módulo 13
13. Planejamento Tributário
Foco: Nas operações de importação e exportação, o planejamento tributário é o procedimento administrativo anterior à formação da obrigação fiscal, tendo como objetivo obter economia de impostos incidentes sobre o comércio exterior. A finalidade é, portanto, a redução da carga de tributos pela escolha da alternativa menos onerosa, antes de realizada a importação ou exportação.
Público-alvo: empresas em geral e empresas que desejam importar e exportar.
Módulo 14
14. Assessoria na organização de arquivos
Foco: prestar assessoria no controle e organização documental de arquivos correntes, intermediários e permanentes, facilitando sua localização com rapidez e precisão.
Público-alvo: empresas que buscam excelência no controle da informação, no registro histórico e na comunicação visual, já certificada ou em busca de selo de certificação
Gestão Empresarial e de Qualidade |
Módulo 15
15. Consultoria em Gestão Empresarial e Gestão de Qualidade
Foco: Prestar consultoria em gestão empresarial, através da elaboração de diagnóstico organizacional, aplicação de ferramentas de gestão e planejamento estratégico; Consultoria em Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Responsabilidade Social (Preparação de Sistemas para certificação nas normas ISO-9000:2000 – TS-16949 - ISO-14000:2004 – ISO-18000/OSHAS – ISO-26000)
Público-alvo: Organizações em geral, empresas que desejam exportar, porém que necessitam adequar seus sistemas de gestão da qualidade às exigências legais e de certificação ISO, bem como àquelas que estão iniciando no processo de exportação e que não possuem sistemas de gestão da Qualidade.
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